Bluesky e Mastodon: Interoperabilidade com Bridgy Fed

Bluesky e Mastodon: Interoperabilidade com Bridgy Fed

Recentemente, um passo importante foi dado em direção a um “fediverse” mais interoperável — a vasta rede de aplicativos de mídia social descentralizados como Mastodon, Bluesky e outros. Agora, os usuários em aplicativos descentralizados, como Mastodon, que usa o protocolo ActivityPub, e aqueles que usam o AT Protocol de Bluesky, podem facilmente seguir pessoas em outras redes, ver suas postagens, curtir, responder e repostá-las.

De maneira recíproca, as postagens de um usuário também podem ser vistas pelas outras pessoas nas redes conectadas.

A tecnologia que torna isso possível é o Bridgy Fed, um dos esforços dedicados a conectar o fediverse com a web, Bluesky e, possivelmente, outras redes como Nostr no futuro.

Desde a compra do Twitter por Elon Musk em 2022, e a subsequente rebranding do aplicativo como X, houve um aumento no interesse por mídias sociais descentralizadas. Apps como Mastodon ganharam seguidores à medida que os usuários exploravam a ideia de uma rede sem uma autoridade centralizada. Enquanto isso, Bluesky — uma startup originalmente incubada dentro do Twitter — levantou uma rodada seed e cresceu sua rede para mais de 5,7 milhões de usuários após seu lançamento público mais cedo este ano.

Outras redes sociais descentralizadas também estão ganhando terreno, como Farcaster. No mês passado, essa rede, baseada em blockchain, arrecadou US$ 150 milhões em financiamento de investidores como Paradigm, a16z crypto, Haun Ventures, USV, entre outros.

Desafios das Redes Descentralizadas

Um dos desafios enfrentados por essas redes ao tentar ganhar tração contra rivais como X (Twitter) ou Threads da Meta, é que seus usuários não podiam se comunicar entre si de forma eficaz.

Embora tanto Mastodon quanto Bluesky sejam esforços descentralizados, eles dependem de diferentes protocolos subjacentes. Isso significa que um usuário do Mastodon pode interagir com outros no fediverse (ou seja, outros aplicativos que usam o protocolo mais antigo ActivityPub), mas não com aqueles no Bluesky, que usa o protocolo mais novo AT Protocol.

Como Funciona o Bridgy Fed

O desenvolvedor de software Ryan Barrett está trabalhando para resolver esse problema com o Bridgy Fed, uma ponte de rede social que conecta usuários do fediverse aos do Bluesky e vice-versa.

Embora o projeto inicialmente tenha suscitado debates sobre a natureza opt-out planejada da ponte, Barrett ouviu o feedback da comunidade e optou por um modelo opt-in em ambos os lados, pelo menos por enquanto. No futuro, isso pode mudar para se tornar opt-out apenas para os usuários do Bluesky, dependendo das normas e expectativas distintivas dessas comunidades.

O Bridgy Fed foi lançado em meados de abril e transitou para um lançamento completo no mês passado. É agora um dos muitos esforços para interligar redes no fediverse, ao lado de iniciativas como Sasquatch, pinhole, RSS Parrot, mostr.pub e SkyBridge, embora muitos não sejam tão completamente bidirecionais quanto o Bridgy Fed.

Para usar o Bridgy Fed, você precisa seguir alguns passos simples. Ele só funciona com contas e postagens públicas, assim não há preocupação com suas postagens privadas ou apenas para seguidores sendo replicadas em outros lugares. Para conectar uma conta do fediverse ao Bluesky, você deve seguir a conta do Mastodon @[email protected]. A conta seguirá você de volta. Assim, você terá automaticamente uma nova conta conectada disponível para usuários do Bluesky sob seu nome de usuário no fediverse/Mastodon (com um ponto ao invés do “@”) seguido de “ap.brid.gy”.

Exemplo de contas conectadas

Por exemplo, se minha conta no Mastodon é @[email protected], então minha conta conectada será @sarahp.mastodon.social.ap.brid.gy. Esse método, apesar de resultar em URLs mais longas, garante a interoperabilidade entre as redes.

No lado oposto, para conectar sua conta do Bluesky ao fediverse, siga a conta @ap.brid.gy no Bluesky. De forma semelhante, você receberá uma versão conectada da sua conta Bluesky no fediverse. Nesse caso, o formato ficará como @[email protected]. Por exemplo, se minha conta no Bluesky é @[email protected], então minha conta conectada será @[email protected]. Além disso, ela será marcada como uma conta “automatizada” no Mastodon, para que as pessoas saibam que é uma conta conectada.

Interações e Diferenciação de Cross-Posting

Tudo o que interage com usuários do fediverse na sua conta do Bluesky será conectado, incluindo respostas, @-menções, curtidas, repostagens e, se você tiver seguidores no fediverse, suas próprias postagens no Bluesky. O contrário também é verdadeiro.

É importante diferenciar esse sistema de cross-posting. No cross-posting, você publica uma vez usando software que, então, publica em todas as suas contas conectadas. Em vez disso, o Bridgy Fed funciona como uma espécie de espelho do seu feed em outra plataforma, o que pode ajudar você a alcançar mais pessoas e engajá-las em uma rede social diferente.

Neste momento, a ponte entre fediverse e Bluesky (e vice-versa) ainda está em testes beta iniciais, o que significa que você pode encontrar problemas, bugs, interrupções e outras questões por enquanto.

Barrett afirma que tem mais planos para o Bridgy Fed no futuro, incluindo o lançamento de um prompt para torná-lo mais descoberto. Quando você tentar seguir alguém que ainda não está conectado, será enviado um DM para perguntar se deseja optar por participar. Para isso, ele está aguardando o suporte OAuth em breve no Bluesky.

Atualmente, o Bridgy Fed funciona com servidores do fediverse como Mastodon, Friendica, Misskey, PeerTube, Hubzilla e outros, além do Bluesky e do seu próprio site. No futuro, ele planeja incorporar suporte ao Nostr, um serviço social descentralizado agora favorecido pelo cofundador e ex-CEO do Twitter, Jack Dorsey.



Créditos: publicai.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *