Index Ventures anuncia novos fundos de $2,3 bilhões para startups de tecnologia e AI
Index Ventures está anunciando um novo fundo de $2,3 bilhões para financiar a próxima geração de tech startups globalmente. Esses novos fundos são distribuídos em diferentes estágios com $800 milhões dedicados a investimentos de risco e $1,5 bilhões destinados a empresas em crescimento e estágio avançado.
Comparação com fundos anteriores
Como esses novos fundos se comparam aos anteriores? Em 2021, a Index Ventures levantou $900 milhões para o Index Ventures XI e $2 bilhões para o Index Ventures Growth VI. Além disso, a empresa também possui um fundo separado para estágios iniciais. Em 2022, a Index levantou $300 milhões para seu fundo de sementes, o Index Origin II.
Este novo fundo é ligeiramente menor, mas a empresa afirma que isso é apenas uma questão de levantar a quantia certa para o mercado atual. A Index Ventures diz que gastou apenas algumas semanas nesse processo de captação de recursos, levantando os fundos inteiramente com sua base de LPs existente.
“Estamos em uma situação realmente afortunada, onde nossos fundos foram levantados em poucas semanas, principalmente de LPs existentes, e estamos realmente superlotados,” disse Nina Achadjian, uma parceira da Index baseada em San Francisco e focada em software empresarial B2B, SaaS vertical e AI, ao TechCrunch.
Intencionalidade no tamanho dos fundos
“Fomos muito intencionais sobre o tamanho. Acho que seria muito fácil continuar levantando fundos maiores. Adotamos uma abordagem de baixo para cima, analisando: quais são os tamanhos das rodadas de crescimento acontecendo agora? Onde estão as oportunidades em venture?” acrescentou.
Para investimentos de risco, a empresa divide essas rodadas em duas categorias: AI e outras. As rodadas de financiamento de AI nos estágios de seed e Série A são muito maiores do que a rodada de financiamento média. No entanto, as rodadas de Série A não relacionadas a AI tendem a ser um pouco menores atualmente. Assim, de certa forma, se equilibra e a Index Ventures levantou mais ou menos a mesma quantia neste aspecto.
Quanto aos negócios em estágio avançado, o tamanho médio das rodadas de estágio avançado caiu drasticamente desde 2021. Por isso, o fundo de crescimento deste ano é menor.
AI como acelerador de inovação
Simultaneamente, a equipe acredita que o progresso recente em inteligência artificial representa um avanço tecnológico significativo e pode fomentar uma nova onda de oportunidades para startups.
“Acredito que neste momento, há uma verdadeira revolução nos modelos fundamentais,” disse Achadjian. “Parece que está se consolidando em três ou quatro empresas. A segurança, os custos de entrega — esses custos de inferência — e a escalabilidade ao longo do tempo ainda são questões em aberto.”
“Mas, na verdade, acredito que há uma enorme oportunidade para empreendedores construírem sobre esses blocos de construção, agregando valor que vá além de ser apenas um recurso,” acrescentou. Segundo ela, “o melhor ainda está por vir” no espaço de AI.
Oportunidades de investimento em novos setores
Shah acrescentou que a inteligência artificial também cria novas oportunidades de investimento para empresas de capital de risco em indústrias tradicionalmente não habilitadas por tecnologia. Por exemplo, manufatura, descoberta de medicamentos e serviços jurídicos não são setores geralmente impulsionados por tecnologia, mas a AI tem o potencial de ser um catalisador de inovação nesses setores nos próximos anos.
Mantendo isso em mente, a Index Ventures continuará sendo uma empresa de capital de risco oportunista, investindo em todos os estágios em 24 ecossistemas tecnológicos, desde a América do Norte até o Reino Unido, Europa e Israel. A empresa possui escritórios em San Francisco, Londres e Nova York, mas adota uma estratégia global com uma equipe unificada e fundos que não são específicos para um setor, pois a indústria de tecnologia muda rapidamente.
O portfólio de investimentos da Index Ventures inclui algumas das empresas de tecnologia mais bem-sucedidas dos últimos anos, como Figma, Revolut, Roblox, Scale AI e Wiz. Nos últimos 28 anos, a Index Ventures financiou 108 unicórnios, 23 decacórnios e 57 empresas que abriram capital. Não há razão para mudar uma receita que já funciona.
Créditos: publicai.com.br