Openvibe: Mastodon, Bluesky, Nostr e Threads em uma única app social
Mastodon, Bluesky, Nostr, Threads: Desde a aquisição do Twitter por Elon Musk em 2022, o uso de alternativas ao Twitter tem crescido à medida que as pessoas adotam redes sociais descentralizadas. Infelizmente, acompanhar todas essas novas redes não tem sido fácil, pois elas dependem de diferentes protocolos que não se comunicam entre si. Esse é um problema que um novo aplicativo chamado Openvibe pretende resolver. A partir de uma interface única, o Openvibe permite que você se mantenha conectado com amigos e seguidores no Mastodon, Nostr, Bluesky e, em breve, no Threads, em uma linha do tempo combinada. Ele também oferece a capacidade de fazer postagens cruzadas em várias redes ao mesmo tempo.
Uma Solução Unificada para Redes Sociais Descentralizadas
A missão da empresa é oferecer uma porta de entrada amigável e fácil de usar para a web social aberta para novos usuários, de acordo com o CEO Matej Svancer. A equipe, baseada na República Tcheca, começou a trabalhar inicialmente em um cliente para Twitter chamado Tweetoshi em 2022, mas após a compra do Twitter por Elon Musk, eles mudaram o foco para a web social aberta, já que muitos dos primeiros adotantes do aplicativo fizeram a transição.
Os esforços iniciais envolveram o trabalho em um aplicativo baseado no Nostr chamado Plebstr, que agora foi integrado ao Openvibe. No entanto, os usuários da empresa reclamaram sobre os múltiplos protocolos sociais abertos disponíveis e como eles não podiam se comunicar entre si através das redes.
“Nós também experimentamos esse problema e o Openvibe é uma resposta a isso,” diz Svancer. “Embora existam algumas pontes existentes, elas requerem servidores adicionais, contas espelhadas, opt-in, etc. Não achamos que essa seja a maneira ideal de avançar. Com o Openvibe, não há nada disso – e você pode conectar suas contas já existentes.
O objetivo do Openvibe é reduzir a barreira para novos usuários que estão entrando nesse espaço. “Acredito que o espaço social aberto pode desafiar as mídias sociais tradicionais, mas apenas se estiver unido,” afirma Svancer.
O Crescimento das Redes Sociais Descentralizadas
O produto atende a uma necessidade crescente entre os usuários por ferramentas que os ajudem a acompanhar a web social cada vez mais fragmentada, onde inúmeras startups e projetos estão desafiando os gigantes da tecnologia. Além do projeto de código aberto Mastodon, uma rede social aberta e descentralizada alimentada pelo protocolo ActivityPub, também existem startups como Bluesky, agora com 6 milhões de usuários e construída no moderno AT Protocol, bem como o protocolo social descentralizado Nostr, atualmente favorecido pelo cofundador do Twitter Jack Dorsey.
Startups menores também tentaram desafiar o Twitter/X, incluindo Spoutible e Spill, embora alguns esforços anteriores como Post e T2/Pebble já tenham falhado. Ainda assim, o espaço continua a aquecer, mais recentemente com o lançamento de uma mistura de Twitter e MySpace conhecida como noplace, voltada para a Geração Z. Enquanto isso, vendo a direção que a web social estava tomando, a Meta adotou o ActivityPub para sua mais nova rede social Threads.
A abundância de escolhas, no entanto, também levou ao surgimento de novas ferramentas de agregação que combinam feeds sociais com fontes de notícias, como feeds RSS. O ex-desenvolvedor do cliente Twitterific, The Iconfactory, está agora trabalhando em um aplicativo chamado Tapestry para ajudar as pessoas a acompanhar a confusão, enquanto o desenvolvedor do aplicativo de leitura de notícias Reeder, Silvio Rizzi, está trabalhando em algo como um substituto do Reeder que incluirá fontes sociais.
Como Funciona o Openvibe
Para usar o aplicativo, você fará login em suas contas existentes nas redes suportadas. Depois, você seguirá instantaneamente todos os seus amigos em uma linha do tempo combinada. O aplicativo também apresenta uma seção de tendências combinada e suporte para postagens cruzadas. Você pode seguir perfis federados do Threads através da integração do aplicativo com o Mastodon, mas agora que a API do Threads foi disponibilizada, Svancer planeja adicionar suporte mais amplo para o Threads no futuro, começando com postagens cruzadas.
Embora uma versão do Openvibe já estivesse em desenvolvimento antes, o último lançamento adicionou suporte ao Bluesky, razão pela qual Svancer esperou até agora para promover o lançamento. A equipe de quatro pessoas inclui Svancer, dois desenvolvedores e um designer. A startup em estágio pré-seed é apoiada por investidores-anjo e pelo acelerador de Nova York Wolf, que o Openvibe participou no ano passado.
O Openvibe está disponível como um aplicativo gratuito para iOS e Android, mas planeja experimentar uma versão para desktop. O aplicativo posteriormente introduzirá um plano de assinatura para gerar receita.
Créditos: publicai.com.br