Cryptographers e a Tecnologia de Segurança da PQShield em Criptografia Pós-Quântica
A sofisticação dos ataques cibernéticos está em ascensão, demandando uma contínua evolução na tecnologia de segurança para proteger pessoas e organizações. A startup de segurança PQShield está um passo à frente, enfocando a criptografia pós-quantum, oferecendo soluções de software e hardware preparadas para resistir a ataques futuros de máquinas quânticas.
Para atender à crescente demanda da indústria, a PQShield anunciou um aporte adicional de 37 milhões de dólares. Este financiamento, liderado pela Addition, firma de investimentos de Lee Fixel, conta também com novos investidores como Chevron Technology Ventures, Legal & General, Braavos Capital, além do investidor anterior Oxford Science Enterprises.
Investimentos e Colaborações Estratégicas
Ali El Kaafarani, matemático formado em Oxford e fundador da PQShield, destacou que o financiamento será utilizado para contratar novos talentos e estreitar a colaboração com clientes e parceiros. A lista de parceiros inclui renomadas empresas como AMD, Microchip Technologies, Collins Aerospace, Lattice Semiconductor, Sumitomo Electric, NTT Data, Mirise Technologies (Toyota / Denso R&D), além de fornecer orientação à Casa Branca, Parlamento Europeu, Conselho Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido e Fórum Econômico Mundial. A empresa também tem uma parceria em andamento com a Nvidia.
A Crescente Importância da Criptografia Pós-Quântica
El Kaafarani salientou que a PQShield possui a maior densidade de cryptographers na indústria de criptografia pós-quantum. Ele mencionou que o National Institute of Standards and Technology (NIST) dos EUA, após uma década de trabalho, está prestes a anunciar padrões oficiais neste campo, o que deverá ocorrer nos próximos meses.
Ao lado de empresas como Xiphera, Post-Quantum e gigantes como Palo Alto Networks, a PQShield desempenhará um papel crucial na evolução da tecnologia e computação, adotando uma criptografia mais sofisticada para proteger dados dos usuários em camadas de software e hardware.
Aplicações Atuais e Futuros Caminhos
O uso da criptografia tem sido amplamente discutido no contexto de proteção de plataformas de mensagens. A PQShield, por exemplo, fornece sua tecnologia pro bono para a Signal Foundation e está colaborando em diversos projetos de pesquisa com eles.
Dentro do setor empresarial, a criptografia é fundamental para proteger dados tanto internamente quanto durante o transporte ou compartilhamento externo. A próxima etapa será focada em como gerir dados em ambientes de IA, tanto em aplicações de IA quanto no treinamento de modelos.
A Apple, um exemplo notório, adotou uma nova abordagem chamada Private Cloud Compute, que promove “processamento de IA privado” integrando nuvens privadas mais estreitamente com seu silício personalizado nos dispositivos.
Segurança de IA e Criptografia Pós-Quântica
El Kaafarani acredita que a criptografia pós-quantum será vital para a segurança da IA. Segundo ele, empresas começarão a utilizar a criptografia pós-quantum desde o início para evitar a transição de criptografia legada para novos padrões futuramente.
A PQShield desenvolveu soluções em três formatos: um sistema em chip para hardware como smartcards e processadores; um SDK criptográfico integrado em aplicativos móveis e servidores; e um kit de ferramentas destinado a empresas de comunicação para proteger serviços de mensagens. Essa abordagem comercializável diferencia a PQShield no mercado.
A PQShield continua a traçar seu caminho como pioneira em criptografia pós-quantum para hardware e software. À medida que o projeto NIST PQC se aproxima do término, a empresa espera que os novos padrões catalisem o mercado de segurança quântica e acelerem a adoção da criptografia pós-quantum em toda a cadeia de tecnologia.
Créditos: publicai.com.br